São Paulo (SP), 10 de agosto de 2018 – A nova Ninja ZX-10R SE é a prova de que os investimentos em pesquisa e desenvolvimento nos modelos de competição da Kawasaki têm sempre dois objetivos: torná-los vencedores nas pistas e trazer inovações às ruas. Por isso a motocicleta que chega à rede de concessionárias da marca no fim deste mês conta agora com as suspensões eletrônicas que foram campeãs do Mundial de Superbike em 2017, com o piloto britânico Jonathan Rea.

Com três opções de atuação para a dianteira e a traseira (Road, Track e Manual), as suspensões Showa da Ninja ZX-10R SE incorporam o Controle Eletrônico de Suspensão (KECS, Kawasaki Electronic Control Suspension), recente tecnologia desenvolvida pela marca que traz sensores e solenoides integrados às unidades de suspensão, garantindo que o sistema atue de maneira discreta e altamente eficiente.

Ao interpretar a informação dos sensores e outros itens, como aceleração, desaceleração e velocidade, o resultado é um sistema de suspensão preciso ao estilo Mundial de Superbike e, ao mesmo tempo, com excelente capacidade de amortecimento proporcionando um alto nível de conforto, confiança e mais facilidade de pilotagem.

Essa mescla entre performance e conforto faz com que pilotos mais experientes sejam capazes de explorar seus limites e permite que uma gama maior de motociclistas tenham um gostinho de como é conduzir uma máquina campeã mundial de Superbike da Kawasaki feita para as ruas.

Além deste novo pacote tecnológico, a Ninja ZX-10R SE possui rodas de alumínio forjado Marchesini, mais leves e resistentes, grafismos renovados e nova cor: Metallic Flat Spark Black. O modelo chega à rede de concessionárias da marca no fim de agosto com Preço Público Sugerido de R$ 93.990,00.

SUSPENSÕES ELETRÔNICAS MAIS AVANÇADAS: KECS (KAWASAKI ELECTRONIC CONTROL SUSPENSION)

Desenvolvido em conjunto com a Showa, o KECS adiciona amortecimento controlado eletronicamente na dianteira e na traseira em um sistema semi-ativo que adapta em tempo real as condições do trajeto e da condução à quantidade ideal de amortecimento exigida para cada momento. Combinando componentes mecânicos avançados, desenvolvidos para competição, com a mais recente tecnologia de controle eletrônico, o KECS oferece a flexibilidade para lidar com uma ampla gama de situações de condução em ruas e estradas e o firme amortecimento necessário para a pilotagem em pista. Outro ponto de destaque é que com o novo controle de suspensões os pneus são beneficiados, aderindo melhor ao piso e proporcionando maior confiança, especialmente em curvas.

  • O amortecimento é ajustado eletronicamente para se adequar à velocidade da motocicleta e à velocidade de variação do curso da suspensão. A desaceleração também é levada em conta, permitindo que a transferência de peso entre os eixos na frenagem seja controlada.
  • O controle é feito através de uma válvula solenoide com atuação direta (estágio único). Isso resulta em um tempo de reação extremamente rápido: 1 milissegundo –muito mais rápido do que sistemas similares que dependem de motor de passo, ou aqueles que usam válvulas de atuação em dois estágios, que diminuem a capacidade de resposta do sistema. O rápido tempo de reação torna o KECS ideal para utilização esportiva, na qual um “feeling” mais natural sobre a motocicleta é crucial para que o piloto se sinta em harmonia e no controle do equipamento.
  • Sensores de curso integrados no garfo e no amortecedor traseiro – um recurso exclusivo da Ninja ZX-10R SE – fornecem informações de velocidade e compressão do curso em tempo real. As bobinas do sensor fornecem dados à central eletrônica ECU a cada 1 milissegundo. Isto é complementado pelas informações fornecidas pela central inercial IMU (inclinação em aceleração ou desaceleração) e pela injeção eletrônica (velocidade da motocicleta). Assim o KECS direciona a corrente elétrica para os solenoides que ajustam o amortecimento, conforme exigido pela situação.
  • Componentes mecânicos de qualidade também são essenciais para a eficiência do sistema. O KECS da Ninja ZX-10R SE usa a tecnologia Showa Balance Free na dianteira e traseira (garfo BFF e amortecedor BFRC), com a mesma construção das suspensões das máquinas de competição do campeonato mundial usadas pela equipe oficial Kawasaki.
  • O piloto da Ninja ZX-10R SE pode escolher entre três modos de atuação: Road, Track e Manual. Os modos Road e Track proporcionam configurações respectivamente mais “suaves” ou mais “firmes” para atender a trajetos de rua ou circuito. O modo Manual permite ajuste das configurações de compressão e retorno de amortecimento de acordo com a preferência ou estilo de pilotagem. As configurações manuais (15 níveis cada) são selecionadas eletronicamente através do painel de instrumentos. Nos três modos, o KECS ajusta o amortecimento à velocidade da motocicleta, velocidade de variação do curso e desaceleração.

OUTRAS NOVIDADES DO MODELO

Além do KECS, a Ninja ZX-10R SE 2019 recebe os seguintes recursos:

Rodas Forjadas Marchesini Especialmente Projetadas

As rodas de alumínio forjado de 7 raios desenvolvidas em conjunto com a Marchesini contribuem para um manuseio mais leve da motocicleta, especialmente na mudança de direção. Oferecem equilíbrio entre alta resistência e inércia reduzida.

KQS (Kawasaki Quick Shifter)

O sistema KQS bidirecional permite tanto elevações de marcha quanto reduções sem utilização da embreagem, possibilitando o ganho de preciosas frações de segundo a cada mudança, bem como evitando a queda excessiva de rotações normal no processo de desengate e engate de marcha.

Estou Interessado

* Campos de preenchimento obrigatório.